Dino democratiza a distribuição de notícias
no Brasil há 10 anos

Fundada em 2012 por um grupo de empreendedores, a agência de notícias corporativas Dino foi criada com a missão de democratizar a distribuição de conteúdo informativo e de credibilidade nos maiores portais do Brasil. A princípio, foi originada no modelo de divulgador de notícias e se tornou o primeiro serviço de newswire 100% brasileiro. O nome Dino foi escolhido por conta das iniciais de divulgador de notícias.

A Empresa surgiu como fruto da ideia empreendedora de seu criador Rodrigo Azevedo, que além de ser um dos idealizadores do Dino, o adquiriu completamente em 2014, em aquisição feita pelo seu principal empreendimento, o Grupo Comunique-se. Essa expansão simbolizou para o Dino uma ampliação na visão e na melhoria do negócio como um todo.

Até então, o Dino já havia conseguido chegar ao seu propósito inicial: se tornar uma ferramenta referência, sendo o primeiro serviço de newswire no Brasil. Mas, antes de passar para a próxima etapa da história do Dino, é preciso explicar o que significa newswire.

A composição do nome em inglês conduz ao seu significado. “Wire” significa telegrama e “news”, notícia. Logo, newswire remete a um telegrama que chegava às redações levando informação.

connections
Grupo 1406

A essa altura, o Dino já captava a informações de dezenas de clientes e publicava em mais de 180 portais parceiros — entre eles alguns dos mais relevantes do país. Entretanto, em 2020 o Dino decidiu ‘virar a chave’ e mudar o seu posicionamento de divulgador de notícias para agência de notícias corporativas. O desejo era deixar de ser apenas uma plataforma, mas sim um serviço completo.

Para isso, o primeiro passo foi criar uma equipe de insights editoriais, que além de revisar a ortografia e gramática dos conteúdos, também verificam se o conteúdo está de acordo com a política editorial dos veículos parceiros. Com isso, o Dino expandiu ainda mais o leque de parceiros por conta da qualidade dos conteúdos levados para a publicação, garantida pela revisão de jornalistas treinados e experientes.

O outro passo foi criar uma equipe de produção de conteúdo, que funciona como uma redação. O cliente passou a ter a opção de contratar produções de conteúdos avulsas, de acordo com as necessidades que possuía.

Em 2021, o Dino foi considerado uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o prêmio Great Place To Work (GPTW).

E essa parceria desencadeou em mais uma mudança: o Dino deixou de ter planos e passou a ter circuitos. Com isso o cliente passou a visualizar de forma simples e objetiva quais veículos abrangem o assunto escolhido para a notícia, o que facilita no planejamento.

Os planos foram substituídos por três circuitos: o institucional, que permite divulgação de nome de empresas, tendo alguma informação a ser passada em conjunto; o informativo, que permite a divulgação de eventos e afins, também permitindo divulgar nomes destes eventos; e o noticioso, que como o próprio nome já diz, só é utilizado para distribuir notícias de interesse público.

E para se consolidar como um serviço completo, procurando democratizar ainda mais a distribuição de notícias, em 2022 o Dino lançou a sua rede social voltada para a divulgação de notícias, contendo, dentro de uma única plataforma, marcas e seus públicos.

Com isso, usuários e marcas passaram a ter um canal gratuito para publicar os seus conteúdos, tendo também a possibilidade de impulsionar para os veículos parceiros dentro da própria plataforma, facilitando ainda mais a distribuição.

Já faz parte da nossa rede de produtores de conteúdo? Cadastre-se agora mesmo!

Grupo 1407

Linha do tempo

Grupo 1408

Fundação do Dino por um grupo de empreendedores. O primeiro formato da empresa foi de divulgador de notícias, sendo o primeiro serviço de newswire 100% brasileiro.

O Dino foi adquirido pelo Grupo Comunique-se. A expansão simbolizou a melhoria do negócio num todo.

Grupo 1410
Grupo 1411

O Dino deixou de ser uma plataforma e passou a ser um serviço completo de agência de notícias, implementando área de insights editoriais, o que garantia a qualidade dos conteúdos; e uma equipe de produção, que passou a funcionar como uma redação.

O Dino foi adquirido pelo Grupo Knewin e passou a fazer parte da maior PR Tech da América Latina, expandindo ainda mais os negócios.

Grupo 1412
Grupo 1413

o Dino lançou a sua rede social voltada para conteúdos, reunindo numa única plataforma as marcas e seus públicos; democratizando ainda mais a distribuição de notícias no Brasil.

Curiosidades

os_0092_3

O nome Dino foi escolhido por conta das iniciais de divulgador de notícias.

Sobre o termo newswire: “Wire” significa telegrama e “news”, notícia. Logo, newswire remete a um telegrama que chegava às redações levando informação.

Atualmente, o Dino possui mais de 300 veículos parceiros.

A distribuição se dá de acordo com a sinergia da notícia com os veículos parceiros, que são divididos em circuitos (institucional, informativo e noticioso).

Nossos principais serviços

Grupo 1414
Grupo 1415
Grupo 1416

Publique agora seu conteúdo
em nossa rede social

08 Social Marketing